Usucapião de Bens Imóveis

            Em síntese, a Usucapião de Bens Imóveis é o direito de posse de um imóvel (terreno e edificação) que o indivíduo adquire após a utilização deste bem por um determinado tempo, de forma ininterrupta e pacífica. Também é conhecida como Usucapião Extrajudicial, por se tratar de um trâmite fora do âmbito da Justiça, ou seja, no Cartório de Registro de Imóveis.

Documentos necessários

- Levantamento Topográfico (ou planimétrico): é uma planta com o desenho e medidas do terreno, contendo o norte magnético, ângulos azimutes, nome dos confrontantes (vizinhos) e distância das esquinas mais próximas. Deve conter o nome do responsável técnico pelo levantamento (arquiteto ou engenheiro) e do requerente do usucapião. 

- Memorial Descritivo: é um documento que complementa, em forma de texto, o levantamento topográfico. 

- Registro de Responsabilidade Técnica (RRT ou ART) emitido pelo profissional autor do levantamento. Além dos itens acima, o Cartório de Imóveis também poderá solicitar vários outros documentos no decorrer do processo.

           Elaboramos o Levantamentos Planimétrico (ou topográfico), o Memorial Descritivo e emitimos o RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) pela autoria do levantamento. Estes documentos integram os processos de Usucapião de Bens Imóveis.

             

                Entre em contato conosco, tire suas dúvidas ou solicite já um orçamento!