EIV - Estudo de Impacto de Vizinhança


      Elaboramos o EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança) e emitimos o RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) pela autoria do documento.

      O EIV (ou RIV) é um instrumento de planejamento e gestão urbana, instituído pelo Estatuto da Cidade (Lei Federal n° 10.257, de 2001) e consiste, basicamente, de um relatório dos impactos de um empreendimento em sua vizinhança, incluindo a sugestão de medidas para amenizá-los. É exigido e analisado pela prefeitura para várias atividades comerciais e industriais e, geralmente, sua exigência é parte integrante de processos de obtenção de alvarás e legalizações.

      Uma correta avaliação dos impactos positivos e negativos e um adequada proposta de medidas compensatórias são fundamentais para que o empreendimento seja bem sucedido, evitando, com isso, um possível conflito com as pessoas que moram, trabalham ou transitam na sua vizinhança.

O EIV no município de Taubaté: exigências   

    Em Taubaté, conforme previsto na Lei Complementar n°412/17 - Plano Diretor "Os empreendimentos geradores de impacto de vizinhança são todos aqueles que possam vir a causar alteração significativa no ambiente natural ou construído, ou sobrecarga na capacidade de atendimento da infraestrutura básica, quer se instalem em empreendimentos públicos ou privados, residenciais ou não-residenciais."

       Desta forma, para a autorização, aprovação de projeto e abertura de novas empresas de empreendimentos geradores de impacto, precisam apresentar o EIV para análise e aprovação da Comissão de Análise de Estudos de Impacto de Vizinhança da prefeitura de Taubaté.

Tipos de EIV

- Auto-declaração: Para empreendimentos de menor impacto ou impacto inexistente, o EIV/RIV será realizado através de auto declaração e estará sujeito a mesmas penalidades no caso de infração ou de exclusão de informações pertinentes aos possíveis impactos a serem gerados pelo empreendimento.

- EIV Simplificado: Para a liberação das atividades econômicas, de Nível de Incomodidade N1 e N2, que necessitem da apresentação do EIV que, especificado no Anexo XI - Quadro de Nível de Incomodidade, deverá apresentar o EIV Simplificado.

- EIV Completo: O Estudo de Impacto de Vizinhança - EIV será requerido em todo o território urbano e rural de Taubaté, quando o empreendimento possuir características que poderão alterar ou impactar significativamente o ambiente construído e/ou natural, e/ou sobrecarregar a capacidade da infraestrutura existente no entorno, ou ainda causar incômodos excessivos como ruído e poluição. 


fonte: Prefeitura Municipal de Taubaté.

             Entre em contato conosco, tire suas dúvidas ou solicite já um orçamento!