Licença do Corpo de Bombeiros


          Elaboramos os projetos para a aprovação do Corpo de Bombeiros, seja para a obtenção (ou renovação) do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) ou do CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros).

          Para edificações com mais de 1.500m2 de área construída, ou com mais de 3 pavimentos, o Bombeiro exige a apresentação de um Projeto de Combate a Incêndio para a análise (processo conhecido como Projeto Técnico). Neste projeto, constará a localização e as especificações das medidas de combate a incêndio, tais como extintores, placas de sinalização, luzes de emergência, sprinklers, hidrantes, alarmes, etc.

          Para edificações menores, com até 750m2 de área construída e, no máximo 3 pavimentos, ou até 1.500m2, com no máximo 6 metros de altura, o Bombeiro dispensa da apresentação de um Projeto, mas não isenta da implantação das medidas de combate a incêndio no imóvel. Este processo também é conhecido como Projeto Técnico Simplificado (PTS).

Documentos necessários

              Para o Projeto Simplificado, será necessário, basicamente, o pagamento da taxa de vistoria do bombeiro e o RRT do profissional.

            Para o Projeto Técnico, além do pagamento dos emolumentos, será necessário o desenvolvimento do Projeto de Combate a Incêndio, o RRT do profissional pelas medidas de segurança contra incêndio, RRT das instalações elétricas, RRT da central de gás GLP (caso houver), RRT do controle de materiais de acabamento (CMAR), memoriais descritivos, e outros.


              Realizamos todo o licenciamento da sua empresa, junto ao Corpo de Bombeiros, e acompanhamos toda a tramitação do processo até a aprovação final.

          Entre em contato conosco, tire suas dúvidas ou solicite já um orçamento!