Procurar na página


Contacto

Dúvidas e Orçamentos

(12)9 9181-8992 (whats)
(12)9 9722-5487

AVCB do Corpo de Bombeiros

 

        Legalizamos o seu estabelecimento junto ao Corpo de Bombeiros para a obtenção do AVCB. Acompanhamos todo o processo de tramitação no referido órgão, desde o protocolo até a aprovação.

        Obrigatório para todos os estabelecimentos comerciais, industriais e condomínios verticais e horizontais, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), ou "Alvará dos Bombeiros", é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros, atestando que, durante a vistoria, a edificação possuía as condições de segurança contra incêndio. 

        Nossos serviços de assessoria englobam todas as etapas para a obtenção ou renovação do AVCB. Além disso, quando necessário, também elaboramos os projetos dos sistemas de combate a incêndio (distribuição e tipos de extintores, hidrantes, iluminação de emergência, etc) e indicamos profissionais para o curso de formação/reciclagem de Brigadas de Incêndio.

          Todos os projetos serão submetidos à análise e aprovação pelo Corpo de Bombeiros. 

        Sem o Alvará dos Bombeiros, o estabelecimento corre um sério risco de ser fechado (lacrado) pela fiscalização municipal, até que o mesmo seja regularizado.

 
 

      Quais são as etapas e prazos do processo de análise do Corpo de Bombeiros?

        Existem 2 etapas do processo de tramitação: a etapa de Análise de Projetos e a etapa de Vistoria.
 
        Para edificações com até 750 m2 e/ou até 03 pavimentos ou baixo grau de risco, será necessária apenas a etapa de Vistoria (Projeto Simplificado assinado pelo arquiteto). Por causa do pequeno porte destas edificações, o processo de tramitação no Corpo de Bombeiros é mais rápido - o Corpo de Bombeiros possui um prazo de até 30 dias para realizar a vistoria no imóvel e, caso a edificação esteja em adequação com as normas de combate a incêndio, expedirá o AVCB após a vistoria do bombeiro. 
 
        Para edificações com mais de 750 m2 e/ou mais de 03 pavimentos, ou com alto grau de risco de incêndio, serão necessárias as etapas de Análise de Projeto Técnico e a etapa de Vistoria. Por causa do maior porte ou grau de risco destas edificações, será necessário o desenvolvimento de um projeto de combate a incêndio mais detalhado (Projeto Técnico assinado pelo arquiteto). 
            

         Tal projeto deverá contemplar, entre outras coisas, o posicionamento dos extintores de incêndio, hidrantes e alarmes (se necessário), posição da sinalização e saídas de emergência, entre outros sistemas. 

        Após a aprovação do Projeto Técnico, será necessária a solicitação da vistoria, onde o bombeiro vistoriará as instalações dos sistemas de prevenção contra incêndio na edificação. 
 
        Caso as instalações estejam de acordo com as normas, o bombeiro expedirá o AVCB após a vistoria, caso contrário, irá solicitar novas adequações.

Ler mais